A postagem deste
plano de aula é a parte final de um processo de formação para professores desenvolvido
no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos
Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP)
e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB),
tendo como objetivo a socialização do
trabalho de escrita colaborativa realizado em sua construção. Esperamos que o
nosso trabalho possa auxiliar na reflexão da prática docente e assim contribuir
para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática.
PLANO DE AULA
Disciplina: MATEMÁTICA
Professores: Aparecida Benedita de Souza, Ana Claudia Perez, André Luiz Ribeiro, Andréia Marina Duarte Miranda, Denis Hitoshi Genovez Comine e Eni Novaes Miranda
Tema : Teorema de Pitágoras
Conteúdo: Demonstrações geométricas e algébricas;
Competências e habilidades:
- O aluno deverá ter o conhecimento prévio das figuras geométricas e suas respectivas áreas
 - Identificar padrões numéricos e geométricos;
 - Interpretar enunciados;
 - Resolução de problemas em diferentes contextos que envolvam as relações métricas no triângulo retângulo;
 - Calcular;
 - Medir;
 - Interpretar.
 
Ano/Série: 8º Ano/ Vol. 4
Duração: 12 aulas
Justificativa: Devido a grande dificuldade que muitos alunos encontram na identificação e compreensão do Teorema de Pitágoras, bem como em sua aplicação na resolução de situações-problema na disciplina de Matemática do ensino fundamental e posteriormente nas disciplinas de Matemática e Física do ensino médio, vê-se necessária a aplicação deste plano de aula para que ao final o aluno possa construir e compreender de forma consistente o conceito deste teorema e relacioná-lo nas mais diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo:
- Relacionar as áreas dos quadrados construídos a partir dos lados de um triângulo retângulo e assim construir formalmente o conceito do Teorema de Pitágoras;
 - Compreender a relação entre hipotenusa e catetos abordada no Teorema de Pitágoras;
 - Identificar e resolver situações que envolvam a utilização do Teorema de Pitágoras;
 - Identificar e interpretar a aplicação do Teorema de Pitágoras em situações-problema do seu cotidiano.
 
Estratégias:
- Proposição de atividades de investigação através de livros e ferramentas de busca na internet;
 - Resolução de problemas com situações-problema contextualizadas;
 - Trabalho extraclasse com exercícios de desenvolvimento.
 - Exibição de filmes;
 - Construção de triângulos, através da utilização do software Geogebra, para comprovação dos resultados obtidos pelo aluno através da aplicação do Teorema de Pitágoras.
 
Metodologia:
   Através de recortes com papel quadriculado demonstrar os diferentes tipos de triângulo, inclusive o triângulo retângulo.
Em seguida pedir aos alunos que desenhem um triângulo retângulo ( ABC) ,qualquer, retângulo em A.         
   
Em seguida construir os quadrados de lados (AB), (BC) e (AC), sobre cada um dos lados do triângulo.
Em seguida, desenha as diagonais do quadrado de lado [AC], para determinares o centro O do quadrado.
Por O traça dois segmentos de reta paralelos aos lados do quadrado de lado [BC].
 O quadrado ficou dividido em 4 partes que se numeram de 1 a 4. O quadrado de lado [AB], numera-se com o número 5.
Recorta as 5 partes numeradas e com elas tenta obter o quadrado de lado [C].
Depois de ter construído com as 5 partes numeradas o quadrado de lado [BC], vamos investigar  qual a relação existente entre as áreas dos quadrados de lados [AB], [BC] e [AC].
Daí vem a relação: área formada pelo lado maior do triangulo é igual a soma das áreas formadas pelos lados menores do triângulo.
C2= A2 + B2
Demonstrado o teorema, vamos realizar atividades com sua aplicação, utilizando para isso as atividades do caderno do aluno.
Recursos:
- Caderno de atividades do aluno;
 - Papel quadriculado, caderno, tesoura, lápis, régua, lousa e giz;
 - Computador com acesso a internet;
 - Software Geogebra;
 - Calculadora;
 - Livros: Descobrindo padrões pitagóricos do Prof. Ruy Madsen Barbosa (Editora Atual), Coleção “Vivendo Matemática”, o volume Descobrindo O Teorema de Pitágoras, de Luiz Marcio Imenes (Editora Scipione);
 - Leitura de textos para melhorar a percepção e a identificação das diversas aplicações do Teorema de Pitágoras.
 
Avaliação:
- Observação diária da resolução das questões propostas;
 - Correção dos exercícios extra-classe;
 - Avaliação escrita para avaliar a assimilação do tema/conteúdo proposto;
 - Participação na realização das atividades propostas
 - Produção de textos com o objetivo de narrar a trajetória do aluno até a obtenção do resultado;
 - Produção de textos com o objetivo de identificar a aplicação do Teorema de Pitágoras em seu meio;
 
Recuperação:
- Atividades diversificadas para auxiliar na fixação dos conteúdos;
 - Recuperação contínua no decorrer das atividades sempre que for diagnosticada a necessidade;
 
Referências:
Currículo da SEE
Caderno do aluno
Livro: Praticando Matemática,  Idéias e relações (editora nova didática),tempo de matemática ( editora do brasil. Entre outros.
Mapa de percurso





Nenhum comentário:
Postar um comentário